Pages - Menu

Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Coluna Outro Canal: Computador retoca favela da novela da TV Globo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpfemZUrkdek3LyVLLbG-Slao5le-0eqLAuK5-qEQmGBM4tbl-gW-irmSdlO069jiTkTY6lcqpgZYPAVnDm00RzefQ1yHdWQ0KrzzxbmyC948zOQt5Mq-ieg8YMkNdAkrL6JlYcexGh8Eo/s320/viver-a-vida.jpg
A diferença é muito clara, especialmente em televisores mais modernos: a imagem da favela em "Viver a Vida" é completamente diferente da dos outros locais mostrados pela trama, como as cenas de estúdios ou as externas em Búzios e em bairros ricos do Rio.
Diretor da novela das oito da Globo, Jayme Monjardim afirmou à Folha que realmente trata a favela de forma diferente do resto dos cenários.
Após gravar cenas no morro Dona Marta (zona sul do Rio), ele usa um programa de computador para conseguir efeitos que aproximam as imagens do cinema. É o software Base light, também utilizado para rejuvenescer atores e atrizes (elimina até rugas) e inclusive para diferenciar a pele dos gêmeos Jorge e Miguel (Mateus Solano).
"Damos um tratamento mais frio, com imagem mais azulada, o que aproxima do real. É uma forma de valorizar o fato de estarmos em uma favela real", afirma Monjardim.
Além disso, no computador, o diretor muda a velocidade das cenas, deixando-as com ritmo mais lento, semelhante ao do cinema. A técnica é cortar fotogramas. "Na TV, usamos uns 29 fotogramas [quadros] por segundo. No cinema, são 24. Deixo imagens da favela com uns 27 fotogramas", diz.
Ele não acha que a semelhança com o cinema glamouriza a favela e diz querer que o público sinta a diferença. "Tento demonstrar conceitualmente o que sinto no morro, essa diferença de ambiente."

Será que vai chover...

http://promoview.com.br/wp-content/uploads/2010/01/formula-indy.jpg
Para transmitir em 14 de março a etapa brasileira da Fórmula Indy "em alta definição e para 200 países", a TV Bandeirantes contará com 19 câmeras na pista, outras quatro nos carros e um helicóptero.

Raios e trovões

http://www.hitechlive.com.br/wp-content/uploads/2007/05/tv-samsung-m87.jpg
O número de TVs ligados em São Paulo caiu anteontem, provavelmente em razão das chuvas, derrubando a audiência de todos os canais: no horário nobre, foi de 65% para 56%. A transmissão de dados do Ibope para as emissoras trabalhou com o número mínimo de domicílios (450, quando a amostra na Grande São Paulo é de 750), e chegou a ficar fora do ar.

A Taça é nossa

http://uglydemocrats.com/democrats/United-States/CNN/cnn-large.gif
Uma equipe da CNN International chega ao Brasil para acompanhar o "tour" do troféu da Copa do Mundo da Fifa, que fica de hoje até domingo no Rio de Janeiro. A emissora aproveita para fazer outras reportagens durante a estadia no país.

Fonte: Outro Canal - Folha de S. Paulo (Clarisse Cardoso com Laura Mattos - interina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário