O surgimento de novas mídias e atrações, bem como a tendência de as classes B, C e D rumarem à diversão fora de casa podem ser alguns motivos que fizeram um programa popular como o de Fausto Silva cair de 24,5 pontos de média no ano de 2002, para 18,1 pontos em 2009. Os dados são do Painel Nacional de Televisão (PNT).
Na medição da Grande São Paulo, segundo dados obtidos com exclusividade pela coluna, o programa dominical da TV Globo também teve queda semelhante: de 23,2% em 2002 para 17,2% no ano passado (-25,8% de ibope).
O volume de TV's ligadas que sintonizam o "Domingão" também caiu pela medição do share, que é a % de TV's ligadas que estão sintonizadas no programa: 44,3% das TV's ligadas no início da noite domingo, em 2002, estavam exibindo Faustão. Sete anos depois, são 35,0%, uma queda de 21%.
Ainda uma potência...
A despeito da queda registrada em números, o "Domingão do Faustão" ainda é o programa campeão de faturamento da Rede Globo, e é extremamente atraente aos anunciantes. O apresentador também é conhecido por não se limitar apenas a segurar o microfone, mas também de se reunir e receber anunciantes, e fechar negócios pessoalmente e até em casa.
Daí Faustão ter o justo título de profissional de TV mais bem pago do Brasil (cerca de R$ 5,6 milhões por mês). Este ano, tal renda deverá ganhar mais fôlego ainda, já que Fausto deve ser o mestre de cerimônia dos sorteios tradicionais organizados por imobiliárias e montadoras durante a Copa.
No ranking de credibilidade entre 27 personalidades selecionadas pelo Datafolha, em 14 e 16 de dezembro passados, Fausto Silva ficou com 16ª posição, à frente de gente com Paulo Coelho, Xuxa, Dilma Rousseff, Marina Silva e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Fonte: Ooops! - Uol Notícias (Ricardo Feltrin)
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