Um dos documentários mais caros da história, "Vida" (”Life”, no original em inglês) e duas séries sobre futebol são as principais apostas do Discovery Channel para 2010. O canal apresentou hoje à imprensa os destaques de sua programação para o ano que vem. Atualmente no ar na Inglaterra, pela BBC, "Vida" consumiu quatro anos de produção e cerca de 10 milhões de libras, o equivalente a R$ 28,5 milhões de reais. Seus onze episódios de 50 minutos cada um foram todos captados em alta definição. Como induz o título, o programa se propõe a celebrar a vida, com imagens inéditas da natureza que não poderiam ter sido registradas sem a tecnologia da alta definição.
"Vida" vai estrear no Brasil em março, ao mesmo tempo que nos Estados Unidos, onde terá narração da apresentadora Oprah Winfrey.
Já "Generais do Futebol" e "A Ciência do Gol" pegam carona na Copa do Mundo. A primeira compara as estratégias adotadas por técnicos como Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo a procedimentos militares. "A Ciência do Gol" aborda a mecânica e a tecnologia por trás do esporte.
O canal também terá em 2010 novos episódios de "À Prova de Tudo", "A Supercâmera" e "Discovery Atlas", seus maiores sucessos de audiência em 2009.Outros canais O People+Arts, outro canal do grupo Discovery, ficará em 2010 ainda mais dedicado a séries. As novidades serão Mercy, Parenthood, Hawthorn e Life Unexpected, além da última temporada de The Tudors. O reality show Hell’s Kitchen, estrelado pelo chef Gordon Ramsay, migra do GNT para o People+Arts.No Animal Planet, os destaques serão "O Grande Vale do Rift", sobre movimentos migratórios nessa região da África, Noite, com flagrantes da vida selvagem noturna, "60 Encontros Mortais", "Um Ano Entre os Leões", "O Encantador de Cães" e "Whale Wars – Defensores de Baleias".
Balanço
No encontro com a imprensa, Fernando Medin, presidente da Discovery Networks do Brasil, afirmou que 2009 era inicialmente “um ano de incertezas”, mas terminou “muito bom” para o grupo no país, onde lançou dois novos canais (os alta definição HD Theater e TLC HD), somando 11 no portfólio.
Segundo Medin, os canais Discovery ampliaram sua distribuição em 17% e a audiência, em 29%, acima da média da TV paga (26%). A produção de conteúdo brasileiro atingiu 36 horas, um crescimento de 260% em relação a 2008.
Fonte: blog Daniel Castro - R7.com (Daniel Castro)