A Rede Record ainda colocou frases soltas do presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, para tentar colocar em dúvidas a credibilidade do instituto se baseando em entrevistas polêmicas dele. Acho que as entrevistas polêmicas dele não tem nada a ver com medião de audiência. É preciso separar as coisas. Ficou meio que no ar uma tentativa de dizer que o Ibope beneficia a Rede Globo, como se a Globo estivesse por trás de tudo isso e tivesse comprado o Ibope para que o instituto alterasse os números de audiência e favorecesse a ela, Globo, na liderança, o que eu duvido muito. Não acredito que tanto a Globo como o Ibope iria jogar anos de credibilidade para se sujar com coisa tão pequena como essa. A qualidade superior da Globo em relação as suas concorrentes é motivo suficiente para ela estar na liderança há tanto tempo. A repercussão dos seus programas é prova concreta do sucesso que os seus programas tem, independente do Ibope fazer essa medição. Claro que se for lançado outro instituto, sempre haverá alguma diferença de números entre um e outro, mesmo porque não existe ciência exata em se tratando de audiência baseada em amostras de uma pequeno grupo de pessoas simbolizadas por dados do IBGE. A não ser que inventassem uma forma de fabricar televisores com dispositivos que já mande para algum lugar dados de qual canal a pessoa está assistindo, o que ao meu ver seria inviável.
A Rede Record está tentando na marra ser líder de audiência no Brasil. Está atacando a maior e mais vista emissora de tv, a TV Globo, os maiores jornais do país, Folha de S. Paulo e O Globo, e agora o instituto que mede a audiência. Daqui a pouco alguém terá a ideia de criar um novo instituto de medição para concorrer pra valer com o Ibope. E eu sou a favor que criem, pois essa concorrência valerá para ou calar a boca da emissora caso os números do novo instituto sejam semelhantes ao Ibope ou então provar que o método do Ibope está errado.
Ricardo Sandes (criador e editor do blog)
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