De acordo com Otavio Jardanovsky, diretor da PTS Pay-TV Survey, empresa que monitora o mercado de TV fechada, deverá ser a primeira vez que o Brasil ficará à frente de México e Argentina, que devem fechar o ano com 7 milhões de assinantes cada um. A Argentina costuma liderar o ranking da América Latina. Lá, o mercado de TV paga tem cerca de 40 anos e no Brasil menos de 20.
Os dados da Anatel mostram que, nos últimos 12 meses, a região brasileira que mais cresceu em aquisição de novas assinaturas foi a Norte (21,7%), seguida da Nordeste (18,4%), Sudeste (16,1%), Centro-Oeste (13,2%) e Sul (12,7%).
A TV a cabo ainda é a principal, 60% dos assinantes. A TV por satélite, que vem crescendo, tem hoje 35% dos consumidores. Por fim, a tecnologia MMDS (transmissão por micro-ondas) conta com 5%.
Proporcionalmente à população, a TV paga no Brasil ainda é lanterninha. O país tem cerca de 180 milhões de habitantes, contra 110 milhões no México e 40 milhões na Argentina.
Fonte: Outro Canal - Folha de S. Paulo (Silvia Corrêa)
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