Pages - Menu

Páginas

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Apagão resgata a velha e complicada discussão sobre audiência no Brasil

http://www.portalmidia.net/wp-content/uploads/IBOPE.jpg
O que mais se comentou nos bastidores da TV nesses últimos dois dias, foram os números de terça-feira divulgados pelo Ibope, referentes ao período em que houve falta de energia na Grande São Paulo, base da pesquisa, além de outros tantos lugares.
A audiência apresentada, percebe-se, apenas reforçou a desconfiança das demais redes em relação à sua leitura. Ainda há uma estranheza muito grande com os 9 pontos de média alcançados pelo "Casseta", que teve 95% do seu tempo dentro do apagão.
Isto, no campo das possibilidades, conduziu muita gente a imaginar que o registro desses índices saiu de residências com geradores próprios e que grande parte da amostra pode estar concentrada nas classes mais elevadas.
E aqui, uma pausa se faz necessária: na quarta-feira, o Ibope foi procurado por esta coluna e informou que tem uma "estrutura preparada para o recebimento das informações coletadas, independente da ausência de energia elétrica, uma vez que possui geradores próprios de energia em sua central". O mesmo, no entanto, imagina-se, não deve acontecer em todos os domicílios onde estão instalados os "people-meters".
Outro exemplo, segundo dirigentes dessas emissoras - que evidentemente não querem ser identificados, foi o fato de, no auge da escuridão, um flash do "Jornal da Globo", às 23h57, com 19 minutos de duração, fazer a emissora subir de 2 para 3 pontos, que acabou sendo a média do "Profissão Repórter", exibido entre 23h57 e 0h34.
Neste momento, em que tudo acontecia a favor da Globo, todas as demais, entre elas, SBT, Record e Band, amargavam os previsíveis traços de audiência.
É o velho e polêmico assunto que envolve a medição de TV no Brasil. Por mais que se fale e se discuta a respeito, sempre fica difícil chegar a alguma conclusão.

Sem microssérie

http://tonoembalo.com.br/web/resources/image/chex.jpg
Os irmãos José Lima Sobrinho e Durval de Lima, ou Chitãozinho & Xororó como todos conhecem, estão programando para 2010 uma série de eventos para comemorar os 40 anos de carreira da dupla.
Mas um projeto em especial, voltado para a televisão, não deve ir à frente: a microssérie da carreira deles, escrita por Benedito Ruy Barbosa.
Na verdade, essa possibilidade até existiu. As partes envolvidas tiveram algumas reuniões para discutir o assunto, mas a ideia não avançou.
Benedito, que se desligou de "Paraíso" não faz muito tempo, não tem encontrado espaço na agenda para desenvolver esse trabalho. A dupla gostaria que fosse ao ar ano que vem, pelas mãos do autor, e certamente com exibição na Rede Globo.
No entanto tudo indica que ficará para outra oportunidade.

Reforma
http://rocinha.videolog.tv/videos/3d/50/g_486445_0001.jpg
O programa esportivo "Bola na Rede", apresentado por Fernando Vanucci aos domingos na Rede TV!, deve passar por mudanças bastante profundas no começo do ano que vem.

Fonte: Canal 1 (Flavio Ricco/José Carlos Nery)

Um comentário:

  1. Sobre o comentário Apagão x IBOPE: a explicação do IBOPE, a seguir reproduzida, que possui "estrutura preparada para o recebimento das informações coletadas, independente da ausência de energia elétrica, uma vez que possui geradores próprios de energia em sua central", lança suspeitas sobre os números apresentados e não explica o fato de faltar energia tanto para os telespectadores como para as emissoras geradoras dos programas e para os meios de retransmissão dessas emissoras.

    ResponderExcluir