Pages - Menu

Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Onde está o tal monopólio da informação?

http://img.terra.com.br/i/2009/06/30/1252415-8896-atm14.jpg
Eu não sei o que acontece com alguns profissionais que trabalharam na Rede Globo e depois que vão para outras emissoras, principalmente a Rede Record, que vivem falando da tal quebra do monopólio da informação. Quando lançaram a Record News, vieram com o mesmo papo e a emissora aberta em UHF vive dando traço na audiência, enquanto a Globo News continua com os mesmos números de assinaturas e audiência na TV paga. Quando investiram no jornalismo da tv, vieram com o mesmo papinho e os telejonrais da Rede Globo continuam com a mesma força que sempre tiveram na audiência e na repercussão.
Quanto a internet, o portal G1 - Globo.com é um espelho, inclusive para a criação do R7 do grupo Record; e na internet não existe esse monopólio falado, pois existem outros portais no mesmo nível de acessos a informação, como o Terra, Uol, IG.
Claro que a chegada do R7 trás mais concorrência e isso é muito bom, mas vamos parar com esse discursozinho de quebra de monopólio. Se dizem que a Globo sempre teve monopólio da informação é porque as outras emissoras concorrentes sempre foram incapazes e incompetentes para disputar com ela a qualidade da informação e da audiência. Com toda o investimento em mão de obra, a Record ainda não chegou nem perto da Globo na audiência dos telejornais. Qualidade no jornalismo a Record tem, mas porque essa qualidade não se reflete na audiência? A única diferença é o "Fala Brasil" que vive ganhando ou empatando (as vezes perdendo) da programação da Globo no horário matutino da disputa com o "Mais Você".

Ricardo Sandes (criador e editor do blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário