Pages - Menu

Páginas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Novo sistema da TV Globo conta arrancadas de jogadores

Está em fase final de testes na TV Globo um novo sistema de telemetria que mostra até quantas arrancadas cada jogador dá durante uma partida de futebol. Chamada de "optical tracking", a tecnologia vem de Israel. É uma evolução do já velho "tira-teima".
Uma amostra do que o sistema pode fazer foi ao ar na última quarta, no jogo entre Brasil e Chile. Ao final, Galvão Bueno relatou que Nilmar, além de três gols, deu 15 arrancadas e percorreu 8,7 quilômetros.
Logo depois, no programete sobre a rodada, a Globo exibiu a projeção de um campo virtual que, com a cor vermelha, apontava que o Chile se movimentou mais pelo meio do campo, um pouco mais avançado do que o Brasil. No conjunto, os chilenos percorreram 86,4 quilômetros e os brasileiros, 82. Segundo a Globo, o sistema monitora a movimentação de todos os jogadores, do juiz, dos bandeiras e da bola. Tudo isso é feito com quatro câmeras, que cobrem toda área do campo.
Antes de a partida começar, o operador (profissional que opera o software) distribui os jogadores em um campo virtual e dá a eles seus números de camisa. A partir daí, o software reconhece cada um deles nas imagens captadas pelas câmeras e acumula as informações de seus deslocamentos. Ao final da partida, permite à emissora saber quanto tempo determinado jogador ficou andando, correndo ou arrancando.
Todo esse trabalho é feito no estádio. A Globo vem testando o sistema há dois anos e meio. Ainda não há previsão de qual será a próxima transmissão a empregá-lo.

Fonte: Outro Canal/Ilustrada - Folha de S. Paulo (Daniel Castro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário