Anteontem, a trama de Glória Perez marcou 53 pontos de média na Grande São Paulo. Isso não acontecia desde abril de 2006, com "Belíssima".
Mas, na média acumulada desde o primeiro capítulo, "Caminho das Índias" tinha até anteontem 38,6 pontos. A não ser que alcance hoje e amanhã números inimagináveis para o atual momento da Globo, a novela não repetirá sequer o desempenho de "A Favorita", sua antecessora. A história de João Emanuel Carneiro, que decepcionou no Ibope, terminou com 39,5 pontos na Grande SP.
"Esperança", cujo autor, Benedito Ruy Barbosa, chegou a ser afastado, fechou com 38 pontos de média.
Desde a recordista "Senhora do Destino", que registrou média de 50,5 pontos em 2005, as novelas das oito da Globo vêm perdendo audiência sucessivamente. De "Páginas da Vida" (2006/07) para "Paraíso Tropical" (2007), houve uma queda de quatro pontos -de 46,8 para 42,8. "Duas Caras", antecessora de "A Favorita", marcou 41,1.
A queda, em parte, se deve ao crescimento da Record. Mas o principal "inimigo" das novelas das oito tem sido o desinteresse do público. O percentual de televisores ligados caiu de 68% em "Senhora do Destino" para 65% em "Caminho das Índias". E, entre as TVs ligadas, significativos percentuais (mais de cinco pontos) migraram para canais pagos e DVDs.
Fonte: Outro Canal/Ilustrada - Folha de S. Paulo (Daniel Castro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário