O programa da Globo exibiu uma reportagem de 4 minutos e 35 segundos que era só elogios ao Kia Soul, novo carro da montadora. Referiu-se ao veículo como "carro design", conceito que o marketing da Kia está usando para vendê-lo.
A reportagem dizia até que "cada pequeno relevo tem uma razão para existir" e que, "como um brinquedo, o Kia Soul é cheio de surpresas". A assessoria de imprensa da Kia não quis comentar o assunto, mas confirmou que o material exibido foi um "publieditorial" -ou seja, "matéria paga". A Globo nega que veicule "matérias pagas". Diz que vendeu uma ação de "product placement" no "Auto Esporte".
"Product placement" é um tipo de merchandising sutil, comum no cinema, em que há apenas a aparição de produto ou de marca. No caso do "Auto Esporte", se caracterizou pela aparição de um Kia Soul no cenário durante todo o programa.
"Não existe a prática de comercialização de editoriais. Aos anunciantes são oferecidos projetos comerciais para visibilidade de marca e produto/serviços, porém, todos, seguindo critérios técnicos específicos do setor e baseados na prestação de serviço ao telespectador. O programa não dá aval, não faz comparativo nem emite juízo de valor", justificou a Globo. A rede argumenta que a ação não conflita com sua linha editorial, porque o "Auto Esporte" é "um programa de serviços e entretenimento", sem vínculos com a central de jornalismo.
Fonte: Ilustrada - Folha de S. Paulo
que que é isso de esse dinheiro pra mim
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