O share de audiência da TV paga, que já chegou a 30,14% em 2007, caiu para 24,48% em 2008 e voltou a subir, para 27,18% agora em junho de 2009, no horário nobre. A TV aberta abocanha, entre os telespectadores que têm TV paga, 67,5% do share nesse mesmo recorte.
Olhados outros dados, também há mudanças significativas de 2008 para 2009, em favor dos canais pagos. O tempo de audiência, que chegou a 2,17 horas em 2006, caiu a 1,58 em 2008 e voltou a subir para 2,12 horas em 2009 (junho). A audiência chegou a ser de 5,3 pontos em 2006, caiu para 3,78 pontos em 2008 e voltou a 4,44 pontos em 2009.
Outros aparelhos
Alguns programadores ficaram preocupados com a informação dada pela Folha de S. Paulo no dia 28 de que a TV por assinatura teria audiência menor do que a destinada a outros aparelhos (videogames, DVDs, circuitos internos de TV etc). A informação está certa, mas o levantamento trazido pelo jornal refere-se a todo o universo de domicílios com TV, mas não faz a análise apenas no universo de assinantes de TV paga. Nesse caso, segundo dados de mercado, a audiência do conjunto de canais pagos é até sete vezes maior do que a audiência dos demais aparelhos (no horário nobre). Hoje, a estimativa do Ibope é que 20% dos lares tenha TV paga.
Fonte: Tela Viva News (Samuel Possebon)
Nenhum comentário:
Postar um comentário