Pages - Menu

Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Jornalismo verdade ou tendencioso?

http://rd1audienciadatv.files.wordpress.com/2009/06/jornalismo20record.jpg
Nada vai mudar no jornalismo da Rede Record. Essa chamada toda que a emissora está fazendo só tem os cenários e a estreia da Ana Paula Padrão como novidades.
Essa historinha de jornalismo verdade é conversa pra boi dormir, pois o jornalismo tendencioso vai continuar de acordo com os interesses dos donos da emissora, igual faz a Rede Globo há muitos anos.
Uma prova disso é o fato de em todos os telejornais da emissora haver críticas e reportagens falando mal dos bispos ou padres católicos.
Eu sou contra os vários dogmas da igreja católica, mas no entanto reconheço os vários trabalhos de assistencialismo que ela pratica em todo mundo, até mesmo pelo fato dela ser rica.
Da mesma forma que critico as várias campanhas mercantilistas da igreja universal e também admiro e parabenizo os ótimos trabalhos que eles fazem os presidiários, as pessoas nos hospitais e as terapias de casais feitas dentro da igreja.
O Bispo Macedo se diz favorável ao aborto. Será que ele faz isso só porque a igreja católica é contra?
Não se pode agir assim, pois existem várias cabecinhas fracas que podem se aproveitar dessa declaração e começar a fazer aborto direto.
O jornalismo da TV Record é tendencioso exatamente porque deveria ver os dois lados. Porque só divulgar os podres da igreja católica? Porque não divulgar os bens feitos pela igreja? Não precisa fazer novelas mostrando imagens de gesso sendo adoradas como faz a Globo. Só pedimos isenção na cobertura jornalística.
Se gostam de imitar, porque não faz que nem a Globo, que há pouco mais de um mês fez matérias no seu principal jornal falando da história e boas ações feitas pelas igrejas evangélicas pelo país?
A Record faz certo em não divulgar dogmas católicos, mesmo porque ela não precisa vender dogmas que não acredita, mas não precisa esconder as boas histórias, ou até mesmo poderia levar os padres que cantam ótimos louvores, independente deles adorarem ou fazerem rezas a Maria.
E outra coisa: se só os membros da igreja Universal dessem audiência para a Record e os católicos e membros das igrejas evangélicas tradicionais deixassem de ver a emissora, com certeza a Record daria traço, perdendo até para a TV Aparecida e Rede Vida, emissoras católicas.
É bom ressaltar aqui que a minha crítica é contra a postura de algumas das emissoras controladas pelos bispos, pois sei que há emissoras afiliadas a Record que divulga os bons feitos pela igreja católica, mesmo porque os donos dessas afiliadas são católicos e não possuem nenhum vínculo com a igreja Universal, somente com a Rede Record, por serem afiliadas.

É claro que o jornalismo da emissora tem qualidades, mas são essas coisinhas que muitas vezes mancham a imagem de um bom trabalho feito.

Ricardo Sandes (Editor e criador do blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário