Pages - Menu

Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2009

"Jornal Nacional" está mais informal e dinâmico



Deu na
Ilustrada – Folha de S. Paulo que o "Jornal Nacional" começou a mudar na semana passada. As mudanças já apontam um "JN" com mais entradas ao vivo e menos formal. O ciclo se fechará em setembro, quando o jornal completará 40 anos e ganhará novos cenário e bancada. 
A principal mudança até agora está nas entradas ao vivo. Antes, os repórteres tinham 30 segundos para relatar as informações. Suas falas eram praticamente decoradas.
Agora, os repórteres têm um minuto ou um minuto e meio para falar. Eles não têm mais que cumprir o tempo à risca, para que suas participações fiquem mais "faladas" e naturais.
A duração do "JN", no entanto, continua rígida. Para compensar estouros, William Bonner, que também é editor-chefe, faz mudanças nos intervalos, "derrubando" notas.
Na semana que vem, Bonner conduzirá um workshop com todas as afiliadas da Globo para "azeitar" as mudanças.
Pelas novas regras, Bonner e Fátima Bernardes podem fazer comentários, mas sempre de caráter noticiosos.
Uma das metas do jornalismo da Globo neste ano é renovar a linguagem, complementando as mudanças de conteúdo feitas nos últimos anos, com coberturas político-eleitorais mais extensas e intensas e ancoragem fora de estúdio. Em setembro, a mudança ficará mais nítida. A nova bancada terá lugar para repórteres comentarem séries especiais.

Um comentário:

  1. a única coisa que ficou melhor no jornal nacional foi o cabelo da Fátima Bernardes, porque o globo em movimento me faz sentir que estou com labirintite e não presto atenção na notícia, a bancada muito simples, e a cor ficou muito morta, não tem jeito prefiro a record...

    ResponderExcluir