Pages - Menu

Páginas

segunda-feira, 6 de abril de 2009

A arma secreta do SBT é a novela "Dona Beija"



O SBT consegiu enganar direitinho a todo mundo, fazendo a grande massa da imprensa a acreditar que iria exibir a novela "A História de Ana Raio e Zé Trovão". Na verdade, a verdadeira arma que realmente foi muito secreta é a reprise de "Dona Beija", uma grande novela também exibida pela Rede Manchete no ano de 1986 e que tinha a atriz Maitê Proença como grande estrela. A novela tinha grandes picos de audiência nas cenas de nudez, principalmente as de Maitê, que naquela época era a grande musa da teledramaturgia nacional.
A novela foi escrita por Wilson Aguiar Filho e dirigida pelo grande diretor Herval Rossano e teve 89 capítulos. 
A novela foi inspirada nas obras "Dona Beija, a Feiticeira do Araxá" (Thomas Leonardo) e a "Vida em Flor de Dona Beija"  (Agripa Vasconcelos).
A novela já tinha sido reprisada pela TV Manchete em 1988 nos mesmos 89 capítulos de segunda a sábado.
A segunda reprise foi entre 1992 e 1993, com 102 capítulos de segunda a sexta. En todas as vezes foi exibida no horário das 21h30min, logo depois que acabava a novela na época, das oito da Globo (naquela época as novelas da Globo eram às 20h30min mesmo, então eram chamadas de novelas das oito. A novela "Dona Beija" custou a Rede Manchete, na época com 3 anos, o valor de U$ 2 milhões.
A estreia da reprise da novela não alterou muito a audiência do horário na emissora. Ficou com média de apenas 04 pontos na prévia do Ibope na Grande São Paulo. Desde já eu já digo que eu duvido que a novela tenha o mesmo desempenho que "Pantanal" teve. Talvez quem chegaria mais próximo seria "A História de Ana Raio e Zé Trovão", mas talvez o péssimo estado de conservação das fitas impediram por hora que o SBT reprisasse a novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário