Maior produtora de telenovelas do mundo, a rede mexicana Televisa está abrindo seu primeiro escritório no Brasil. O advogado José
Maurício Fittipaldi (foto) foi nomeado diretor-geral de negócios da emissora
no país e comandará uma equipe cuja missão será vender formatos e buscar
parceiros para coproduções.
A "filial"
marca uma nova estratégia do grupo no Brasil, até agora focada apenas na
venda de novelas "enlatadas" e de textos para SBT e Record, sem uma
representação física permanente no país.
Em entrevista ao NTV, Fittipaldi foi cauteloso ao falar da concorrência com a Rede Globo no mercado de telenovelas. "De certa forma, são conteúdos que vão disputar o mesmo espaço, mas estamos dispostos a trabalhar com eles também", afirmou.
Os mexicanos, portanto, almejam parcerias com a Globo e canais da Globosat.
Fittipaldi diz que a Televisa continuará disponibilizando às emissoras brasileiras seu acervo
de cerca de mil roteiros, de novelas de sucesso como "A Usurpadora" e
"Carrossel". E quer inaugurar um modelo mais agressivo de coprodução do
que o experimentado com a Rede Record em "Bela a Feia" (2009) e "Rebelde"
(2011/12). Na parceria com a Record, a Televisa não interferia na
produção. Agora, a produtora quer participar ativamente.
"Queremos inserir produtos com a qualidade Televisa no mercado brasileiro", afirma o diretor.
Segundo Fittipaldi, as produções poderão ser realizadas tanto no Brasil quanto no México. Ele,
porém, prefere não informar quais os tipos de produtos que poderão
ganhar uma versão nacional e nem com quais redes, canais ou produtoras a
Televisa está negociando.
Diz apenas que em breve terá novidades.
O escritório da Televisa em São Paulo será
formada por uma equipe enxuta e somente com brasileiros. Para a
inauguração oficial da "filial", são
esperadas as presenças de executivos importantes da rede, como o
presidente, Emilio Azcárraga Jean, o vice-presidente da Televisa
Internacional, Fernando Pérez Gavilán, e o presidente de conteúdos, Pepe
Bastón.
Televisa X Globo
A rede Televisa é formada por quatro
emissoras abertas no México (Canal de las Estrellas, Galavision, o canal
de notícias foroTV e o Canal 5)
Organizações Globo e o Televisa disputam o
título de maior grupo midiático da América Latina, geralmente calculado
pelo faturamento. Em todas as pesquisas, a Globo vence.
A principal diferença entre os dois
conglomerados é que o negócio dos mexicanos é mais pulverizado. De TVs,
sites e revistas a times e estádio de futebol.
Perfil de Fittipaldi
José
Maurício Fittipaldi é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele atuou durante 12 anos como advogado
no escritório Cesnik, Quintino e Salinas, no setor de entretenimento. Há
alguns anos, foi consultor da Televisa no Brasil.
Fittipaldi é também professor de cursos de pós-graduação.